Publicações Recentes

Poesia e escultura se fundem em exposição inédita no Espaço Cultural CONJUNTO NACIONAL

O Espaço Cultural Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo), realiza no período em 20 de novembro a 03 de dezembro de 2017 a Exposição Livro de Pedra: Materialidades e Dialogias Poéticas, da artista plástica Graça Lopes, composta de poemas autorais esculpidos na pedra, em homenagem a grandes expoentes da literatura mundial.


Alinhada aos princípios do movimento da poesia concreta visual, Graça Lopes criou um projeto inovador: uniu as artes da escultura e da literatura por meio da gravação (escavação), em esculturas de pedra, de poemas de sua autoria, dirigidos a grandes nomes da literatura mundial que a influenciaram: Aimé Césaire, Augusto de Campos, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Gabriela Mistral, Hilda Hilst, Stéphane Mallarmé, Thiago de Mello e Vladimir Maiakovski.


Esse trabalho deu origem à exposição, que conta com 11 esculturas concebidas com a proposta artística chamada de “Livro de Pedra”, sendo uma das obras dirigida à poeta chilena Gabriela Mistral, com texto versado para o braile pela deficiente visual e professora dessa técnica Sandra Taioli Cassares. Os visitantes interessados poderão tocar a peça e ter uma experiência sensorial semelhante à dos deficientes visuais.


“O projeto explora a relação entre literatura e escultura como vertentes complementares. Por meio dos poemas autorais de Graça Lopes, emergem perspectivas únicas de integração de conteúdos, mensagens e autores da cena literária mundial, acrescidos de novos olhares e possibilidades a partir de sua transposição para a pedra”, explica Marco Polo Henriques, que divide a curadoria da exposição com Valkiria Iacocca.

Serviço:

Exposição - Livro de Pedra: Materialidades e Dialogias Poéticas

Artista: Graça Lopes.

Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional

Endereço: Av. Paulista, 2073.

Período: de 20 a 30 de novembro de 2017

Horário: das 10h às 22h.

Informações: Carolina B. Villafranca – Tel.: (11) 9.9104.3184

carolinabessa.villafranca@gmail.com

#exposição