Publicações Recentes

RESPIRA SP 2017 – ESPORTES NA CIDADE



Um evento voltado ao esportista urbano


A exposição Respira SP – Esportes na Cidade, será inaugurada no dia 01 de outubro de 2017 (domingo), às 11:00 horas, nas galerias do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo). Trata-se de um projeto que vai dialogar com o grande público que circula diariamente pelo local, cerca de 35 mil pessoas, sobre a prática de atividades esportivas na cidade de São Paulo.


Uma cidade que acorda cedo... Para trabalhar e malhar.


Nas décadas de 1940 e 1950, quando São Paulo atravessava um período de crescimento acelerado, passou a ser conhecida como “A cidade que não pode parar”. Alguma coisa mudou desde então? Claro que não, diriam alguns!


De fato, São Paulo continua uma cidade que acorda cedo, lota os meios de transporte coletivo e sua imensa frota de veículos entope ruas e avenidas logo nas primeiras horas do dia. No entanto, se olharmos as duas últimas décadas, algo mudou nos hábitos da população. Foi quando os paulistanos resolveram incorporar a citação Mens sana in corpore sano, do poeta romano Juvenal, passaram a praticar esportes, sozinhos ou em grupo, e hoje já estão integrados à paisagem de São Paulo.


A curadoria da exposição está a cargo de Mariana Seber e conta com a participação de 40 fotógrafos, entre profissionais e amadores, que foram a campo registrar em imagens esses atletas que pontilham em vários pontos de nossa metrópole. As fotos serão impressas pela Canon, parceira no evento, no formato 70 cm x 90 cm.


Segundo Valkiria Iacocca, idealizadora do projeto Respira SP, “O tema deste ano, “Esportes na Cidade”, contempla essa imensa população de atletas urbanos amantes de uma vida saudável, em sua maioria formada por esportistas anônimos. Nosso grupo de fotógrafos procurou registrar as atividades esportivas praticadas por ciclistas, corredores, jogadores de futebol, caminhantes e outros, além daqueles que dedicam algumas horas semanais nas academias e nos aparelhos de exercícios físicos espalhados nos parques e praças da cidade”.

A exposição pode ser vista no Espaço Cultural Conjunto Nacional no período de 01 a 22 de outubro de 2017, e a exemplos das edições anteriores (Árvores Paulistanas e O Feminino na Cidade), seguirá para outros espaços da cidade.


SERVIÇO

Evento: Respira SP – Esportes na Cidade

Abertura: Dia 01 de outubro (domingo) às 11:00 horas

Criação e realização: Valkiria Iacocca

Curadoria: Mariana Seber

Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo – São Paulo

Exposição: De 01 a 22 de outubro de 2017

Horário: De segunda a sábado das 9:00 às 22:00 horas – Domingos e feriados das 10:00 às 22:00 horas.

CONTATO

Valkiria Iacocca: (11) 2601.4281 – 9. 9942.8796

valkiria@iacocca.art.br

#exposição