Publicações Recentes

ARTE EM FAMÍLIA

O Espaço Cultural Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo) realiza no período de 01 a 17 de fevereiro de 2017 a exposição “Naifs de Deus – Arte em família!” exposição que reúne obras dos artistas plásticos Waldomiro de Deus e de sua mulher Lourdes de Deus.


O curador da exposição é Edemm Shalon, filho do casal, que em seu texto de apresentação fala da arte naif no Brasil e do valor emblemático de Waldomiro no contexto da arte brasileira:


“Naifs de Deus é uma família composta por artistas plásticos, literalmente de Deus. O precursor das artes em nossa família é o renomado artista plástico Waldomiro de Deus, um primitivista contemporâneo reconhecido no Brasil e no mundo. Em seus quase 60 anos de vida artística, Waldomiro já produziu mais de 3.500 obras de arte que estão espalhadas pelo mundo afora. Possui obras em importantes institutos culturais como a Pinacoteca de São Paulo e Museus de Belas Artes do RJ, entre outros.


Sua esposa, Lourdes de Deus, tomou gosto pela pintura há 25 anos e se tornou uma grande artista plástica, abordando em suas telas o folclore brasileiro, festas típicas interioranas, margaridas e girassóis, valorizando sempre a cultura popular brasileira.”




Serviço:

Exposição: Naifs de Deus – Arte em família Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional

Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo

Período: De 01 a 17 de fevereiro de 2017

Horário: Segunda a Sábado das 9 às 21 horas/Domingos e feriados das 10 às 21 horas.

Informações: Edemm Shalon – (11) 97966-0301




Naifs de Deus – Arte em família!

Somos a família de Deus. Nossa finalidade com essa mostra cultural é a divulgação da arte naif no Brasil e no mundo. Para quem não conhece o significado da palavra “naif”, trata-se de uma palavra de origem francesa, um termo que significa ingênuo, aquilo que está por aperfeiçoar, autodidata, um estilo que se exerce livremente sem uma técnica acadêmica, com figuras desproporcionais ao contexto do quadro.

Naifs de Deus é uma família composta por três artistas plásticos, literalmente de Deus. O precursor das artes em nossa família é o renomado artista plástico, Waldomiro de Deus(72 anos), um primitivista contemporâneo reconhecido no Brasil e no mundo inteiro. Waldomiro de Deus aos seus 57 anos de vida artística já produziu mais de 3.500 obras de arte que estão espalhadas pelo mundo afora. Possui obras em importantes institutos culturais como a Pinacoteca de São Paulo, Museus de Belas Artes do RJ, dentre outros.

Sua esposa, Lourdes de Deus, tomou gosto pela pintura há 25 anos atrás. E se tornou uma grande artista plástica, abordando em suas telas o folclore brasileiro, festas típicas interioranas, margaridas e girassóis, valorizando sempre a cultura popular brasileira.

O casal completará em março desse ano 41 anos de casados e teve seis filhos. São eles: Rebeca, Amomm Hebrom, Edomm Hezrom, Edemm Shalon, Naára Tov, e Sara Benaia.

Mas dentre os filhos cada um seguiu um caminho diferente na vida, com exceção de Amomm Hebrom de Deus. O jovem, Amomm, percebeu que aos 13 anos de idade tinha o dom para pintar. Começou a se interessar integralmente pela pintura. Influenciado pelo pai, desenvolveu um estilo pra lá de interessante, um autêntico naif, com formas sofisticadas, cores suaves, figuras e objetos com uma certa geometria, com cores suaves representadas na maioria das vezes em suas telas pelos seus personagens simples da vida no campo.

Finalmente, são três pintores: Waldomiro de Deus(pai), Lourdes de Deus(mãe), e Amomm de Deus(filho). Além do grau parentesco, sem sombra de dúvida, o elo dessa família é o amor pela arte naif. Três artistas com estilos extremamente diferentes, provocativo, alegre, harmônico, todavia dentro do mesmo universo chamado Naif, nós somos a família de Deus.

É uma honra para nós receber sua visita em nossa exposição de arte no Espaço Cultural do prestigiado Condomínio Conjunto Nacional.

Edemm Shalon | Curadoria

#exposição