Publicações Recentes

A ARTE POPULAR DO PIAUÍ NA OBRA DE VÁRIOS MESTRES


O Espaço Cultural Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo) realiza no período de 5 a 25 de setembro de 2016 a exposição “PIAUÍ – A mão livre que elabora”, organizada pela CAMEDE – Cooperativa de Artesanato Mestre Dezinho, reunindo esculturas em madeiras.


Esse segmento criativo tem seu epicentro no Piauí, onde surgiu uma linhagem de mestres que, com ineditismo estético incomum, foram capazes de criar um fenómeno cultural nas artes visuais brasileiras, em especial na arte popular, que caminha autónoma na difícil trilha que se posiciona à margem das estruturas criativas conceituais. Trata-se de um veio inexaurível de criatividade, especialmente no trato com a madeira tomada como matéria prima escultórica.


Trabalhando variados lenhos, os artistas nordestinos não se extinguem em inventividade e rigor técnico. Transitam pela arte popular com excelência e desenvoltura, retirando de troncos mortos novas e vivas obras de arte, com uma pulsão de beleza sublime, em representações só possíveis quando saídas de mãos privilegiadas como a de Mestre Dezinho, Mestre Expedito e Mestre Cornélio, para citar apenas três expoentes que abriram caminho para outros artistas.


A Mostra "PIAUÍ: A mão livre que elabora", propõe um olhar de caráter histórico para os grandes criadores, os geniais que o tempo se incumbiu de consagrar, ao mesmo tempo em que apresenta novos artistas, cuja engenhosidade aponta para a esperança de futuros criadores, hoje evoluindo com a mesma engenhosidade dos que os ensinaram a operar. A arte piauiense reinventa-se no tempo, surpreendendo o olhar apurado de críticos, colecionadores e entusiastas da expressão popular pura.



Serviço: Exposição: PIAUÍ – A mão livre que elabora Local: Espaço Cultural Conjunto Nacional Endereço: Avenida Paulista, 2073 – Piso Térreo Período: De 5 a 25 de setembro de 2016 Horário: Segunda a Sábado das 9 às 21 horas/Domingos e feriados das 10 às 21 horas. Informações: CAMEDE – (86) 3221.5734 – (85) 9.8884.0102 E-mail: artesanato.pi@hotmail.com

#exposição